Compartilhar por e-mail
Seu nome:
Seu e-mail:
E-mail destinatário:
Enviar
04Out2015

Yoga: Asanas para integrar corpo e mente

A maioria das pessoas chega à vida adulta sem conhecer algumas informações básicas a respeito de seu corpo – mente.

Sabemos que nosso corpo físico, dirigido por um complexo de sistemas que se inter-relacionam, é a camada mais densa, mais bruta de nosso corpo-mente. Para que possamos nos desenvolver nas outras camadas sutis, precisamos mantê-lo sadio. Sem a compreensão das leis básicas e estruturais que governam nosso organismo, desenvolvemos hábitos fisicamente estressantes que aumentam nossa vulnerabilidade a doenças. O auto-conhecimento começa também na percepção e no cuidado com o nosso corpo físico.

Muitos exercícios físicos convencionais baseiam-se na suposição de que o corpo humano é uma maquina que pode ser forçada a funcionar “martelando, lubrificando, torcendo e chutando”. Mas o corpo é uma maquina e precisa exercer suas funções da forma a não sobrecarregar sua estrutura e não negligenciar seu ritmo natural.

É muito importante que pratiquemos atividades em que o corpo e a mente trabalhem juntos, intensificando a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. “Quando empregamos esforço muscular exagerado, o cérebro não consegue aperfeiçoar a organização neuromuscular”. Sendo assim, exercícios puramente físicos, baseados em força muscular e velocidade, na realidade, limitam a habilidade de cérebro para atuar em benefício do corpo e vice-versa. Precisamos empregar um esforço muscular dentro de um limite individual e particular para nosso cérebro ficar livre para fazer importantes distinções sensoriais.

Na nossa vida, a atenção ao corpo físico é de suma importância. Ele é o veiculo que tornará possível nossa viagem para o mais profundo do nosso ser. E cada um dos passos nesta viagem, tem sido cientificamente ajustado para se adaptar as necessidades individuais. Através das Ásanas (exercícios psicofísicos que atuam tanto na camada mais densa quanto nas mais sutis de nosso corpo-mente) e de uma alimentação apropriada, o corpo físico é condicionado a se tornar a base firme para uma mente equilibrada. Para praticarmos as Ásanas é necessário um mínimo de flexibilidade e coordenação neuromuscular. Para que isto seja possível, oferecemos uma serie de exercícios básicos para preparar o seu corpo para efetuá-las com maior eficácia. Lembre-se que o corpo-mente precisa de tempo para absorver novos hábitos. Desta maneira, a pratica diária é muito importante; empenho e força de vontade serão os seus mais fortes aliados. Tenha paciência com o seu corpo e respeite suas limitações. Daí, já inicia o processo de auto-conhecimento. Mesmo que seus músculos possam ceder apenas alguns centímetros, você estará sendo beneficiado.

 

Compartilhe:
Comentários
Outras sugestões para a sua leitura
Minha alma esta em brisa
26Nov2018

Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até ...

Compartilhe:
A aceitação da sombra
04Set2018

A aceitação da sombra

Se nós não convivermos com a nossa sombra somos caolhos, vemos com um olho só, ...

Compartilhe:
Mulheres em Círculo
14Mar2018

Círculos são para nós, mulheres, que ao abrir um espaço na cultura ocidental de orientação masculina nos ...

Compartilhe:
Magali Bergamo 2015 - Todos os direitos reservados
Criação de sites Vinhedo, Valinhos, Campinas