Compartilhar por e-mail
Seu nome:
Seu e-mail:
E-mail destinatário:
Enviar
23Abr2015

Trátaka - Meditação com a Chama da Vela

O Fogo é uma força muito poderosa é um portal de entrada para o nosso interior.

É um símbolo de luz e ajuda a eliminar energias e pensamentos negativos.

A mente se aquieta ao observar a chama da vela e aprofunda nossa auto observação.

Acender velas é um ritual simples que vem sendo usado pela humanidade desde que se descobriu o fogo.

 Fixar o olhar na chama da vela sentindo que a vê com o seu coração é como cruzar um portal para a Paz, traz uma conexão maior com os mundos mais sutis, melhora nossa percepção, ajuda a focalizar a mente e auxilia a concentração.

Trataka é o nome em sanscrito para a pratica de fixação do olhar, podendo ser na chama da vela, numa flor, no céu e nos conecta a um estado ampliado de consciência, saindo do mental, dos pensamentos compulsivos levando nos ao estado de  Presença no Sagrado.

 

Acenda uma vela e a coloque na distancia de um metro perto de onde vai sentar-se em meditação e na direção da  altura de seus olhos.

Sinta todo seu corpo dos pés a cabeça, respirando consciente e tranquilamente.

Olhe diretamente para o centro da chama da vela, concentre-se na língua do fogo, evite piscar, só o necessário. Quanto mais conseguir relaxar os olhos mais fácil fica.

Concentre-se.... não há nada além da chama da vela....do fogo....de sua dança....

 Permita que a chama atraia seu olhar como o imã atrai a agulha.

Fique por uns cinco minutos nesta observação e depois feche os olhos suavemente. Observe a imagem que você vê com os olhos fechados....concentre-se nela, podendo ser a própria chama, o fogo ou outra imagem ou impressão que ficou na sua retina,  apenas observe, seja testemunha, não se apegue. Fique neste estado com os olhos fechados por volta de dois minutos. Volte a abrir os olhos ficando por mais cinco minutos focando na chama da vela....no fogo....aprofunde a sua observação....sinta que você e o fogo se confundem....pensamentos...sensações....sentimentos...tudo passa pela chama da vela pelo fogo...deixe-se atrair e ser atraido pela chama...

pelo fogo....deixe-se penetrar....aprofundar-se na chama....no fogo que queima....solte.... libere as amarras que te prendem que trazem dor, sofrimento....deixe queimar....o fogo....transmuta.... transforma....deixe esvaziar toda sua mente, libere seus medos....o fogo queima....sinta passar pelas chamas do fogo da chama da vela  tudo aquilo que não serve mais....limpando....entregando....liberando....

Respire profundamente, feche os olhos e fique em silencio mais cinco minutos observando como ficou sua mente, seu corpo, seu coração.

Perceba a leveza que esta meditação vai trazendo ao seu Ser e repita uma vez por semana, trazendo para o centro da chama, do fogo da vela situações, pessoas, sentimentos, ressentimentos que gostaria de redirecionar, transformar dentro de você, abrindo espaços para novos padrões e paradigmas. Trazendo o perdão para o seu coração, para si mesmo e para o outro ao nosso redor, em nosso convívio.

A cada semana pode-se realizar a meditação com a chama da vela com uma intensão para transcender, ou para concentração.

Compartilhe:
Comentários
Outras sugestões para a sua leitura
A aceitação da sombra
04Set2018

A aceitação da sombra

Se nós não convivermos com a nossa sombra somos caolhos, vemos com um olho só, ...

Compartilhe:
Mulheres em Círculo
14Mar2018

Círculos são para nós, mulheres, que ao abrir um espaço na cultura ocidental de orientação masculina nos ...

Compartilhe:
Perdão e qualidade de vida
28Jan2018

A palavra utilizada para perdoar ou absorver em Aramaico é Cancelar.

 Linguagem utilizada na época ...

Compartilhe:
Magali Bergamo 2015 - Todos os direitos reservados
Criação de sites Vinhedo, Valinhos, Campinas