Compartilhar por e-mail
Seu nome:
Seu e-mail:
E-mail destinatário:
Enviar
28Jan2018

Perdão e qualidade de vida

A palavra utilizada para perdoar ou absorver em Aramaico é Cancelar.

 Linguagem utilizada na época de Cristo, o Aramaico está no código de conduta dos Essênios  onde há tantos séculos atrás expressava  conhecimento excepcional  sobre a vida, os seres humanos e  o cosmos. Descrevemos a seguir um pouco desta sabedoria sobre o perdão.

“O que deve ser cancelado por um ato de perdão?

Ao observar com atenção o modo como estabelecemos nossas relações, podemos reconhecer elas se dão baseadas nos condicionamentos, nas crenças, nos valores, nas expectativas de como pensamos que deva ser uma relação; isto é consciente ou inconsciente, estabelecemos regras rígidas, muitas vezes, para nossos  comportamentos e atitudes, assim como para os dos outros. Quando essas regras não são seguidas, nos sentimos feridos, magoados, e hostilizados.  

O desafio é que precisamos cancelar aquilo que internamente bloqueia o fluir natural da energia e do amor, isto é cancelar a expectativa que temos em relação ao que queremos ou não que aconteça  ao comportamento das pessoas.

Perdoar é um ato mental e espiritual , ele envolve a vontade e a mente. Ele não  depende de nenhuma circunstancia  externa.

A expectativa, a exigência ou a condição são canceladas em nossa própria mente. O perdão exige que estejamos conscientes do erro de retirar o amor do outro. Deve haver uma disposição para corrigir esse erro a fim de restaurar a harmonia interior.

Cancelar não é o mesmo que desculpar, tolerar ou aprovar, pois cancelar não exime, não tira o outro de seu erro. Não podemos cancelar a ação ou erro do outro. Esquecer ou limpar o erro da memória não é cancelar.

O cancelamento é a retirada ou a remoção da exigência que temos de que a outra pessoa aja de determinada forma para ser amada por nós.

O perdão é algo que acontece dentro de nós . Simplesmente precisamos estar dispostos a soltar a raiva, a hostilidade e os sentimentos negativos que estão nos envenenando.

Perdoar significa dar ações positivas aos invés de negativas. Dar amor, compreensão e aceitação onde havia ódio, ressentimento e desarmonia.

Cancelar nossas expectativas no nível mental significa transformar as expectativas em preferências. A preferência diz como nós gostaríamos que tivesse sido.

Só podemos cancelar uma expectativa de cada vez e ela deve ser dita claramente, de modo que a mente possa compreender completamente a expectativa e sua transformação em preferência.

Parte do processo do perdão consiste, as vezes, em nos colocar no lugar da outra pessoa.

O perdão exige cancelamento de nossas expectativas. O incidente deve ser elevado dos níveis físicos e emocionais – onde geralmente acontecem os problemas de relacionamentos para níveis mais elevados.

O perdão é uma disposição para se tomar  uma determinada atitude. É uma disposição para avançar. É uma disposição  para se estar mais confortável e sofrer menos. É uma disposição para assumir responsabilidade por nós mesmos e para permitir que os outros assumam suas próprias responsabilidades. A absolvição é uma decisão de não  punir a nós mesmos pelos erros dos outros ou por circunstancias. É uma decisão de reentrar no fluxo do amor e de vida.

Baseado em : 

Despertando a cura: do brincar ao sonhar

Andrée Samuel e outros

 

 

Etapas do perdão:

Dizer para si mesmo:

1-“ Eu escolho parar de me pressionar e de me sentir mal por aquilo que...( nome da pessoa) fez/faz.”
2-Imagine que a pessoa que você quer perdoar está na sua frente e diga em voz alta: “ Eu preferiria que você tivesse dito ou feito...”
Diga”  Mas você não fez isso. Agora eu liberarei esse incidente. Eu escolho deixar passar, soltar e me liberar disso.
3-Diga:  “ Assim sendo, cancelo todas as exigências, as expectativas e as condições que você faça ( ou diga ou seja..) ..no passado e agora. Eu cancelo a exigência que você seja ( dessa ou daquele jeito). Você é totalmente responsável pelas suas ações e realizações e eu o liberto para o seu próprio bem”
4-Feche os olhos e eleve sua consciência para o Eu Superior, o seu coração. Imagine o amor que este Eu Superior tem por você. Sinta aquela compaixão e aquele amor do seu coração, permita que fluam para você e libere todas as condições, expectativas e exigências. Sinta  realmente as qualidades positivas do seu Eu Superior, aquela parte de você que protege, ama e nutre todos os dias de sua vida.
5-Com os olhos ainda fechados, continue a sentir o amor do seu coração e agora diga para a pessoa que você está perdoando: “ Eu envio esse amor do meu coração para você, do jeito que você é e foi. “ Sinta esse amor fluindo de você para essa pessoa. Leve o tempo necessário para sentir e vivenciar isso.
6-Agora tome consciência do seu corpo e de como se sente. Veja se você ainda mantém alguma exigência de que essa pessoa mude de alguma forma. Se você na sentir alivio, repita o processo. Lembre que a mente não pode efetuar um perdão cego. Cada incidente deve ser tratado separadamente. Examine sempre sua disposição para estar livre. 7-Se você não encontrar alivio pode haver algum incidente relacionado que  ainda não esteja em sua mente consciente. Pergunte se: “ há algo mais bloqueando esse processo? “ Caso exista, ele aparecerá de imediato. Processe o que vier. Se não vier nada,  sinta gratidão profunda por poder sentir o amor de seu Eu Superior e poder envia-lo àquele a quem perdoou. A sensação de alivio chegará.

Este processo pode ser utilizado para perdoar: famílias, grupos ou organizações, uma Nação, uma Congregação, aqueles que já morreram, e a nós mesmos.

Compartilhe:
Comentários
Outras sugestões para a sua leitura
Mulheres em Círculo
14Mar2018

Círculos são para nós, mulheres, que ao abrir um espaço na cultura ocidental de orientação masculina nos ...

Compartilhe:
Relacionamento a dois
27Nov2017

"O relacionamento de casal se desenvolve através do soltar, de soltar sonhos. A felicidade almejada não tem o ...

Compartilhe:
Mês de agosto traz seu recado de mudanças
18Ago2017

Lembro-me bem. Foi quando julho se foi, que um vento mais gelado, mais destemperado, que arrastava ainda folhas ...

Compartilhe:
Magali Bergamo 2015 - Todos os direitos reservados
Criação de sites Vinhedo, Valinhos, Campinas