Compartilhar por e-mail
Seu nome:
Seu e-mail:
E-mail destinatário:
Enviar
15Jun2015

O que provoca mais sofrimento? Situações desagradaveis ou os pensamentos ?

O que provoca mais sofrimento em nossas vidas?  

As situações desagradáveis em si  ou devido aos pensamentos que são desencadeados  por estas situações desagradáveis?

Existe muito sofrimento e tristeza quando  achamos que cada pensamento que passa na nossa cabeça é verdadeiro. Muitos dos  pensamentos  corrosivos, contaminados de reclamações, lamentos, revolta, julgamentos, não aceitação do que aconteceu, diálogos  internos desgastantes,  projeções futuras catastróficas, e pensamentos de indignação, são interpretações que nós  fazemos, e também  as estorias que contamos a nós mesmos e que nos deixam infelizes e apreensivos.

Segundo os grandes mestres o sofrimento maior é pelos pensamentos que acontecem associados a situações desagradáveis,  e é perfeitamente possível  passar por eles, mas com a mente silenciosa  e não permitir que estes pensamentos corrosivos  passem por nossa mente e se fixem nela.

Podemos passar pela situação sentindo o incomodo, o desconforto, mas não deixando a mente se contaminar  com pensamentos destrutivos. Na contaminação pelos pensamentos  a dor e sofrimento são maiores.

A importancia da limpeza mental tanto como a corporal e bucal trazendo a cura para a mente com o cultivo do estado de  presença, de realidade do que ocorre no agora,  deixando a mente consciente, sem fantasiar, disponibilizando um bem estar que vem de dentro e que não depende de situações externas.

Uma coisa são as situações desagradáveis a outra são os pensamentos sobre ela,  uma questão de escolha vital para nossas vidas. 

"As coisas que estou pensando agora me deixam infeliz"  se conseguirmos constatar isso, não nos identificamos com esses pensamentos e os deixamos passar, apenas observando os, sentindo os, mas sem se apegar a eles, sem criar um roteiro, ou falatorio sem fim, causando sofrimento, dor e muita perda de energia vital. 

Reflexões baseadas em  Osho, Nisargan.

Encontro com o Mestre 

Sente se com a coluna ereta  ou deite se em posição de relaxamento.

Sinta todo o seu corpo, perceba a sensação de peso do corpo... dos ossos... e vá soltando se...relaxando deixando seu corpo descansar...sua mente acalmar se ... e com uma respiração lenta e profunda você vai mais e mais se soltando...relaxando...

Imagine que você caminha por ruas movimentadas.....carros...motos e entra num atalho que o conduz por uma estrada de chão batido e você caminha tranquilamente por ela sentindo uma brisa suave no seu rosto, um aroma gostoso no ar, percebe passáros cantando, um lindo céu azul despontando a sua sua frente, e caminha encantado com toda a natureza ao seu redor. Nesta caminhada você encontra uma árvore com um banco de madeira envelhecida e senta se nele pra descansar e observar a paisagem ficando por um tempo neste estado de admiração e encantamento quando percebe vir ao seu encontro um Ser de Luz que no inicio não fica claro quem é...e você observa atentamente este Ser muito iluminado se aproximando de você e senta-se ao seu lado e você percebe quem ele é....visuslize, imagine, e se pudesse encontrar um Mestre Iluminado como Ele seria? Quem Ele seria? Este Ser de Luz começa a conversar com você e a ouvir toda sua estoria e tudo aquilo que você gostaria de perguntar ele lhe responde amorosamente....Assim você sente se muito grato e feliz por este encontro e despendem-se num abraço de imenso carinho e amor... e ele pede que você o encontre sempre que precisar e segue seu caminho. Você começa a sua caminhada de volta na estrada até chegar ao atalho que dá acesso a rua e chega aonde se encontra no aqui e agora.

 

Compartilhe:
Comentários
Outras sugestões para a sua leitura
Mulheres em Círculo
14Mar2018

Círculos são para nós, mulheres, que ao abrir um espaço na cultura ocidental de orientação masculina nos ...

Compartilhe:
Perdão e qualidade de vida
28Jan2018

A palavra utilizada para perdoar ou absorver em Aramaico é Cancelar.

 Linguagem utilizada na época ...

Compartilhe:
Relacionamento a dois
27Nov2017

"O relacionamento de casal se desenvolve através do soltar, de soltar sonhos. A felicidade almejada não tem o ...

Compartilhe:
Magali Bergamo 2015 - Todos os direitos reservados
Criação de sites Vinhedo, Valinhos, Campinas