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29Mar2015

Meditação Ativa

A meditação ativa é uma excelente oportunidade onde através  do movimento consciente  e rítmico podemos alterar o estado de nossas mentes de nossa consciência.

Podemos experenciar algumas alternativas para  acalmar e focar nossa mente  na Presença, no aqui e agora, no estado de introspecção que nos leva a meditação.

Temos a dança circular, que desde a cirandinha da infância nos faz sair de um estado ordinário, de vigília, e mental para um estado alem deste,  levando nos a uma outra realidade, com o colorido, o lúdico, o Belo, ao nosso espaço Sagrado Interior.

Varias tradições sagradas como o Budismo, o Zen, também acrescentam nas suas praticas a caminhada meditativa para nos tirar do burburinho mental, juntamente com a respiração e passos suaves focando na Presença.

Muitas vezes precisamos balançar, chacoalhar por um tempo nossos corpos ritmicamente para depois sentar-se na calma.

Lembramos que não fomos treinados para esta pratica de mergulho interior, não temos memória e historia desta vivencia e sim para a exteriorização como expressão do que sentimos, e muitas vezes nem isto conseguimos, ocultamos de nós mesmos o que realmente se passa conosco, não fazendo contato com emoções, sentimentos, intuição,  banalizando o que nos ocorre. Se pudéssemos expressar o que sentimos e também refletir amorosamente, percebendo o que nos falta, o que nos leva a agir de determinada forma, abrindo espaços interiores,   com a Meditação, podemos proporcionar mais saúde, alegria e paz para nós e para todos.

Caminhada meditativa

Escolha um local tranquilo, podendo ser ao ar livre ou dentro de um cômodo.

Utilize roupas confortáveis, podendo realizar descalço ou com calçado.

Inicie primeiramente percebendo seu corpo, os apoios do seu pé, respire profunda e lentamente por 4 vezes, solte os ombros, relaxe o pescoço, sinta como se um fio estivesse no topo da sua cabeça puxando-o , alongando sua coluna.

 Imagine agora saírem dos seus pés raízes que fincam na terra absorvendo toda energia dela. Perceba suas pernas como o tronco de uma árvore, os braços e a cabeça como os galhos, folhas  e copa da árvore.

Reflita : Se você fosse uma árvore, que árvore você seria?

Agora  perceba os seus pés recebendo toda nutrição necessária da Mãe Terra...força...coragem...ancoramento....e a sua cabeça recebendo do Pai dos Céus todas as bençãos ...harmonia...paz....Fique por uns minutos nesta visualização, sentindo, criando, intuindo.   

Depois desta conexão com a sua natureza, inicie a Caminhada Meditativa com uma inspiração e o pé direito a frente, exalar o ar, e leve suavemente o pé esquerdo ao lado do direito. Vá nesta sequência com cada passo e a respiração, como se estivesse em câmara lenta. Um pé ...depois o outro... inala e exala...fazer no inicio por 5 minutos e ir aumentando progressivamente.

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