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10Abr2015

Efeitos da Meditação no Cérebro

Meditação altera estrutura do cérebro em oito semanas e são suficientes para gerar mudanças mensuráveis nas regiões do cérebro associadas à memória, ao sentido de si mesmo, à empatia e ao estresse.

 Estudo publicado na revista Psychiatry Research,  equipe liderada por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) relata os resultados de estudos  documentando alterações na massa cinzenta do cérebro produzidas pela meditação.

Os praticantes de meditação sempre afirmaram que, além da sensação de relaxamento e tranquilidade física, eles experimentam benefícios cognitivos e psicológicos de longa duração.

Os cientistas confirmaram essas alegações e demonstraram que elas estão associadas a alterações físicas reais no cérebro.

Meditação que altera o cérebro

Estudos anteriores de vários grupos encontraram diferenças estruturais entre os cérebros de praticantes de meditação experientes e de indivíduos sem história de meditação, sendo observado um espessamento do córtex cerebral em áreas associadas com a atenção e a integração emocional.

Este estudo reforça essas conclusões ao eliminar outros efeitos e documentar que tais diferenças foram efetivamente produzidas pela meditação.

O estudo usou imagens de ressonância magnética do cérebro dos participantes.

Os participantes relataram também redução do nível de estresse, que foram correlacionados com a diminuição da densidade da massa cinzenta na amígdala, que é conhecida por desempenhar um papel importante na ansiedade e no estresse, mas também na sociabilidade.

Plasticidade do cérebro

Por muito tempo os cientistas acreditaram ter "evidências" de que o cérebro era uma estrutura fixa, com um número de neurônios que só fazer decrescer ao longo da vida.

Hoje já é reconhecido não apenas que o cérebro é dotado de uma incrível plasticidade, mas também que mudanças no cérebro podem ser induzidas voluntariamente.

"É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que, praticando a meditação, podemos desempenhar um papel ativo para mudar nosso cérebro e aumentar o nosso bem-estar e nossa qualidade de vida," diz Britta Hölzel, da Universidade de Giessen, na Alemanha, coautora do estudo.

 

Escolha a melhor posição para sentar se para meditar e um local tranquilo. Coloque uma musica suave ou se preferir fique em silêncio.

Relaxe primeiramente todo o seu corpo com uma  respiração profunda e calma. Ao inspirar imagine uma luz no topo da sua cabeça  de cor clara lhe trazendo serenidade e paz de espirito, ao exalar o ar imagine saindo toda sua tensão seu estresse, repita varias vezes até sentir se calmo suficiente e continuar o processo  da Meditação. 

Sinta sua culuna se alongar, os braços e mãos relaxados,  a nadega bem apoiada na cadeira ou no chão, os olhos fechados suavimente ou semi abertos. 

Com o corpo relaxado, respiração centrada no ar que entra e sai das suas narinas, traga sua mente para um ponto imaginario entre as sombrancelhas. Foque sua atenção neste ponto respirando conscientemente e com atenção plena. Você pode utilizar um palavra curta que tenha grande significado a você e ajudar focar a mente, seria como um mantra, por exemplo: Amor, Baba, Jesus, Shiva, Paz.  Inspire lentamente e diga mentalmente as primeiras silabas...a...quando exalar diga mentalmente e devagar....mor ou então na inspiração Ba.. ..... na exalação.....ba. Ou Je.....sus... 

Se vierem pensamentos volte sua atenção quantas vezes for necessário a sua respiração e ao ponto entre as sombrancelhas, ao mantra, concentrando se  e permitindo  fluir nesta entrega  que é a Meditação.  

 

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