Compartilhar por e-mail
Seu nome:
Seu e-mail:
E-mail destinatário:
Enviar
10Fev2015
Nossos Sentimentos

A expressão dos nossos sentimentos  é de vital importância para o nosso dia a dia. Quando nos calamos para nós mesmos com o que estamos sentindo  uma carga emocional se junta ao nosso  Ser e vamos adoecendo não só fisicamente, mas energeticamente e  emocionalmente.

As vezes nossos sentimentos não são fáceis de discernir  em relação a determinados acontecimentos que nos  deixaram  num turbilhão mental.

Quanto mais aprendermos  e respeitamos os nossos sentimentos,  mas seguro se tornará expressá-los e teremos  mais energia para viver a vida.

Dizer o que Sente

Você pode fazer este exercício sozinho(a) reservadamente na sequência  de algo que lhe trouxe avalanche de emoções.

Respire profundamente e entre em contato consigo mesmo. Respire para todo o seu corpo, para todas as células, não tenha pressa, sinta-se presente e concentrado(a)no corpo.

 PERGUNTE-SE :  O QUE  EU ESTOU SENTINDO ?

 Aguarde a resposta.... e repita varias vezes o que sente para você mesmo, por exemplo:  Eu estou me sentido aborrecida, eu estou chateada,  sinto-me ferida.... É essencial dizer o que sente : entrar em contato com o sentimento e afirma-lo claramente para você mesma.

Repetir esta técnica sempre que necessitar. 

 

Compartilhe:
02Fev2015
O Pensamento

O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação.

Em qualquer tempo é muito importante não nos esquecermos disso.

A idéia forma a condição; a condição produz o efeito; o efeito cria o destino.

A sua vida será sempre o que você esteja mentalizando constantemente...

Em razão disso, qualquer mudança real em seus caminhos, virá unicamente da mudança de seus pensamentos.

Imagine a sua existência como deseja que deva ser e, trabalhando nessa linha de idéias, observará que o tempo lhe trará as realizações esperadas.

As leis do destino trarão de volta a você tudo aquilo que você pense.

Nesta verdade, encontramos tudo o que se relacione conosco, tanto no que se refere ao bem, quanto ao mal.

Observe e verificará que você mesmo atraiu para o seu campo de influência tudo o que você possui, tudo aquilo que faz parte do seu dia-a-dia...

Deus é Amor e não pune criatura alguma.

A própria criatura é que se culpa e se corrige, ante os falsos conceitos que alimente com relação a Deus.

Em nosso íntimo a liberdade de escolher é absoluta; depois da criação mental que nos pertence, é que nos reconhecemos naturalmente sujeitos a ela.

O Bem Eterno é a Lei Suprema; mantenha-se no bem a tudo e a todos e a vida se lhe converterá em fonte de bênçãos.

Através dos princípios mentais que nos regem, em  tudo aquilo de nós quando damos aos outros, receberemos dos outros centuplicadamente, tanto no que se refere ao bem, quanto ao mal.

 

 


 

Criando Uma Nova Realidade

Sente-se confortavelmente numa poltrona ou cadeira, fique com a coluna ereta, coloque os pés apoiados no chão, se precisar coloque uma almofada embaixo dos pés. Sinta o seu corpo... perceba como se houvesse uma armadura prendendo-o... respire profundamente e perceba esta armadura se afrouxando... continue respirando profunda e calmamente. Sinta  que a armadura começa a desaparecer e você vai se sentindo livre... leve e tranquilo.

Traga para sua mente a intenção daquilo que você gostaria de vivenciar em sua vida.

Imagine agora acontecento: um bom relacionamento com pessoas, prosperidade, reconhecimento, saúde e vitalidade, veja se realizando, sinta e perceba com todo o seu Ser.

Fique por uns 5 minutos ou o tempo que precisar, podendo fazer desta vivência uma prática diária para aquilo que necessita.

Compartilhe:
01Fev2015
Reverencia aos Mestres

Carl Gustav Jung, Maslow, P. R. Sarkar ( Baba), Gregg Braden, Susan Andrews, Jean Ives Leloup, Roberto Assagioli, Pierre Weil, Roberto Crema, Vera Saldanha,Manoel Simão, Ken Wilber, Eva Pierracos,  Osho, Hermogenes, Prem Baba, Deepak Chopra, Viktor Frankl,  Yogananda, Thich Nhat Hanh, Alan Kardek, Eckhart Tolle, são os mestres que inpiram meu caminho e as bases de conhecimentos para este blog. Gratidão especial ao Dr Mario Simões e a Dra Marisa de Oliveira pela inspiração do termo Via Jubilosa para o nome do Blog. Este termo foi criado por eles como metafora para o processo Psicoterapia Trajetoria de Vida e Agentes Ativos da Felicidade. 

 

Livros:

Autobiografia de um Iogue - Paramahansa Yogananda

Para Viver em Paz - Thich Nhat Hanh

Filme: O Poder Além da Vida 

Compartilhe:
30Jan2015
Caminhos do Coração

No nosso coração carregamos a chave para  levar uma vida feliz, com harmonia, saúde  e amor.

Vamos vivenciar...    

Sente-se confortavelmente, deixe a coluna ereta, sinta seus pés no chão, respire profundamente e lentamente.....relaxe... perceba o movimento do seu corpo com a respiração.... concentre-se no seu coração. ...abra-o para si mesmo...  Reflita : Você tem alguém na sua vida que  você realmente ama e  ama você?

A resposta a esta pergunta vai ser um diferencial para seu estado de  saúde e plenitude, pois quando fazemos trocas afetivas e conexões amorosas com familiares, amigos, casais, e animais de estimação, são gerados em nós emoções positivas de empatia, compreensão, reconhecimento e valor, ativando nosso sistema imunológico, melhorando  nosso humor e aumentando a auto estima.

Ao contrario quando enfrentamos  situações de  conflitos, disputas e criticas gerando em nós emoções negativas como o medo, raiva e  ressentimentos  causando doenças e estresse.

 Podemos ampliar nossa rede de relacionamentos e vínculos afetivos saudáveis cultivando a amizade , a tolerância,  diminuindo a critica e o julgamento , aceitando os outros como são, percebendo o melhor em cada um,  e em si mesmo,  usando o bom humor e  alegria,  sentindo se  parte integrante da vida.

 

 

Exercício : Criando um Talismã de amor. 

Concentre-se no seu coração.

Inspire e expire profunda e calmamente ...

Inspire Luz para dentro do seu Coração ...sinta-o inundar-se nesta Luz...

Agora traga  para  sua mente  uma  imagem....uma memória ou lembrança  de alguma experiência onde você vivenciou   muito  amor e carinho.....sentiu se muito amado e amando.....Vivencie esta lembrança com alguém muito especial em sua vida....um amigo,um  familiar querido, parceiro amoroso, ou seu animalzinho de estimação... sinta....perceba.... deixe estas sensações e emoções amorosas  inundar todo o seu corpo... sua mente....seu SER...sua Alma...agora irradie esta Luz para todos  ao seu redor. ...Luz para todo o planeta.....respire profundamente e desperte com mais vitalidade, harmonia e amor para si mesmo e para todos.  Utilize este Taliamã sempre que precisar recarregar seu SER.

 

Compartilhe:
27Jan2015
Caminho Interior

Podemos aprender  com mestres que fizeram o percurso de busca do Caminho Interior  e nos dão boas inspirações como este video de Eckhart Tolle.

 

 

Sugestão de leitura: O Poder do Agora,  de Eckhart Tolle

Sugestão de filme: Homens, Mulheres e Filhos  (2014)

Compartilhe:
22Jan2015
Escolhas

A vida é como uma estrada que nos leva a vários caminhos e escolhas em nosso percurso.

A Via Jubilosa é uma opção, um caminho, é uma via que cria ou recria a trajetória de vida, é uma visão de mundo, uma nova percepção de realidade.

É um caminho onde podemos experienciar a vida de modo mais focado no presente, no momento atual e com a percepção de que tudo ocorre para o bem, e os desafios que nos chegam são para criar oportunidades para nosso crescimento e aprendizado. 

Oposto da Via Lacrimosa de dor, sofrimento e drama.

É um convite para olharmos nossas lembranças e experiências passadas dando um novo sentido e significado a elas. Ampliando a percepção, reconhecendo nossas estórias e transformando-as, optando por uma nova visão, criando uma nova realidade.

Na maioria das vezes fazemos muito drama do que nos acontece, parece que somos os maiores sofredores do mundo, que tudo dá certo para algumas pessoas e conosco é só labuta, somos imediatistas em muitos momentos e não conseguimos superar as demandas com tranquilidade.

Geralmente, em conversas e diálogos com as pessoas, nos pegamos falamos do pior que nos ocorreu.

Por que não tentarmos pensar, falar e ver o que ocorre conosco de bom? Ver o saudável, o belo na vida, em nós e nos outros?

Inúmeras coisas nos acontecem no dia a dia e se olharmos bem e fizermos uma lista, vamos encontrar mais coisas boas do que imaginamos, em nós mesmos e ao nosso redor.

Perdemos a percepção do sagrado que existe em cada gota de água que cai da chuva, molha as plantas e enchem os reservatórios de água para vivermos, entre muitos outros milagres que não vemos.

Quando ampliamos o olhar, a percepção, mudamos a sintonia interna, e deixamos de nos sentir sozinhos, com medo, raiva, perseguidos, abandonados, e desprestigiados.

Com treino, intenção e vontade de mudar e transformar, podemos criar algo novo e uma nova realidade começa acontecer.

Temos virtudes adormecidas em nós que precisam ser despertadas: perdão, gratidão, compaixão, confiança e esperança, um florescer de nossa consciência. Um referencial saudável para ser expresso no mundo.

Quando nós mudamos, mudamos o mundo!

Resignificar, dar novo sentido a nossas vidas, trazer o júbilo, o bom caminho, o sagrado, o positivo que nos cerca.

Sentir que nós construímos a felicidade muitas vezes com as coisas simples do dia a dia, com momentos e sentimentos bons.

Esta nova fase da vida do planeta pede e abre todas as portas para acessarmos este poder interior, este “Eu Maior” que tem as respostas que buscamos fora de nós.

Esta é minha proposta com este blog, provocar este movimento em nós, seres caminhantes, peregrinos em busca de bem estar e felicidade.

Vivenciar a nossa grande história, deixando nossa pequena história seguir o fluxo de transformação e transmutação.

Resgatarmos a esperança de dias melhores.

Quando ampliamos a percepção do que nos acontece, nos movemos em direção à nossa sagrada presença, com persistência em uma caminhada mais positiva, com mais alegria, júbilo e felicidade.

Bem vindo à Via Jubilosa!!!

 

*

 

* * Dicas para ampliar a percepção: * *

Comece observando uma planta no seu jardim ou numa praça por um a dois minutos, olhe com atenção, perceba a coloração dela, o formato, se tem algum perfume,respire este aroma, toque suavemente as petalas, faça este exercício por 3 dias e a cada dia que você verá que sua percepção vai se alterando, vendo e sentindo algo que não havia percebido antes.

Você pode também focar o céu numa noite estrelada por alguns minutos e perceber a grandiosidade da vida.

 Inspirando-se na natureza percebera que esta beleza e tudo que existe fora de nós existe dentro de nós também. 

Compartilhe:
Magali Bergamo 2015 - Todos os direitos reservados
Criação de sites Vinhedo, Valinhos, Campinas