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22Mar2015

Meditação e Relaxamento

Quando iniciamos o percurso da meditação podemos passar por várias fases. O propósito e a intenção de realizar a pratica é de grande importância. Algumas vezes, podemos nos desanimar por não conseguirmos relaxar, ou os pensamentos não se acalmarem. Falta de  concentração e outras ideias que podem surgir da nossa resistência em se entregar a este momento de introspecção. Nosso ego não permite que saiamos do seu domínio e do cotidiano exterior que vivemos, não nos dando a chance de mergulhar neste mundo interno tão rico e inexplorado, onde reside toda a nossa grandeza e força.

No inicio de minha jornada pessoal com a meditação, tive bastante dificuldade em entender como acontecia, apesar da vontade de meditar e aquietar a alma, o meu corpo doía e eu ficava incomodada, não conseguia relaxar. Comecei a procurar em livros as orientações, mas na época, não existiam muitas opções e comecei por mim mesma a ouvir mais o que o corpo pedia. Comecei a fazer relaxamento deitada  antes de sentar-me em meditação. Foi uma ótima experiência, sentia-me mais descansada e relaxada para me sentar com a coluna ereta e concentrar- me. Com esta prática de relaxamento e a respiração fui conseguindo fazer mais e pude me aprofundar em cursos e vivências. A prática da yoga me ajudou muito nesta experiência. Diversas praticas também ajudam a meditação como Lian Gong, Thai Chi Chuan. 

Podemos, aos poucos, decobrindo nosso jeito de meditar, ouvindo nosso corpo, nossa mente, o que é melhor, como podemos fazer, quem sabe um banho antes da prática, com água fresca caindo sobre a coluna e abdômen.  O importante é focar na intensão em ter mais saúde, tanto fisica como mental, emocional, e espiritual, utilizando desta prática milenar de Meditação.

 

Relaxamento Sarvasana ( postura do morto)

Escolha um local tranquilo onde não será incomodado. 

Deite-se de preferencia no chão sob um colchonete ou ededron, evite a cama, pois você pode adormecer.

Coloque seu corpo com o abdmen para cima, os braços ao longo do corpo, as pernas afastadadas e os pés caidos pro lado. Coloque uma pequena almofada na cabeça ou deite-se diretamente no cochonete. Começe a perceber todo o corpo no chão, sinta o peso dos seus ossos, o peso da sua coluna, da sua  cabeça, dos braços e pernas.

Respire lenta e profundamente e vamos iniciar um exercicío respiratorio para acalmar a mente:

- primeiro inspirar contando quatro tempos, em seguida segurar o ar contando quatro tempos, depois exalar o ar contando  oito tempos e por ultimo pausa sem ar por quatro tempos. (4,4,8,4) Repita 8 vezes esta respiração controlada. Agora leve sua atenção a seu corpo, sua respiração natural e deixe se mergulhar numa onda de paz e tranquilidade, como se estivesse numa nuvem que lhe acolhesse carinhosamente. Se vierem pensamentos deixe os passar, não se apengando a nada....apenas descanse....descanse...nesta nuvem macia.... tranquila ....pelo tempo que desejar. Ao despertar, mova-se calmamente, se espreguiçe, virando-se para o lado, devagar.

Você pode dizer mentalmente a você mesmo: A calma e o relaxamento me dão saúde perfeita, estou sempre voltado pra dentro de mim, em qualquer situação da minha vida.

 

 

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